Vídeos:

Clique e assista nossas playlists.

Novidade:

Assista a série e Mediunidade


Relações entre física quântica e Espiritismo: elas de fato existem?

<< Voltar

Relações entre física quântica e Espiritismo: elas de fato existem?

Ricardo C. Mastroleo

…a Ciência Espírita não pode utilizar a mesma metodologia usada para o estudo da matéria. Nas palavras de Kardec:

As ciências ordinarias assentam nas propriedades da matéria, que se pode experimentar e manipular livremente; os fenômenos espíritas repousam na ação de inteligências dotadas de vontade própria e que nos provam a cada instante não se acharem subordinadas aos nossos caprichos. As observações não podem, portanto, ser feitas da mesma forma; requerem condições especiais e outro ponto de partida. Querer submetê-las aos processos comuns de investigação é estabelecer analogias que não existem. A Ciência propriamente dita, é, pois, como ciência, incompetente para se pronunciar na questão do Espiritismo. […] Vedes, portanto, que o Espiritismo não é da alçada da Ciência“.

 

…O corpo da doutrina Espírita, por sua vez, encontra-se totalmente adequado aos desafios que quaisquer investigações científicas lhe sejam impostos, pois seus sólidos alicerces científicos formam a base de uma teoria Espírita que se enquadra perfeitamente dentro da visão moderna da epistemologia da ciência.

Porém, investigações no campo da física da interação espírito-matéria não são muito prováveis de ocorrerem num futuro muito próximo. O foco, a energia e os recursos da comunidade de física mundial continuam concentrados na solução de muitos problemas ainda não resolvidos e perguntas não respondidas no âmbito da matéria. Entretanto, não há dúvida de que a ciência, hoje predominantemente materialista, no futuro também se espiritualizará. A transformação moral e ética da humanidade e seu consequente amadurecimento espiritual substituirá o ceticismo extremado e os valores materialistas que reduzem o âmbito da Ciência por um ambiente científico propício e estimulante para que a fenomenologia do espírito possa ser incorporada aos seus programas de pesquisas.

Em O Livro dos Espíritos, Kardec já precognizava:

“Quando as crenças espíritas se houverem vulgarizado, quando estiverem aceitas pelas massas humanas (e, a julgar pela rapidez com que se propagam, esse tempo não vem longe), com elas se dará o que tem acontecido a todas as idéias novas que hão encontrado oposição: os sábios se renderão à evidência”.

Essa talvez seja a próxima grande revolução científica que a humanidade irá vivenciar. Mas por enquanto o Espiritismo segue com sua sublime missão de guiar-nos para esse fim.

Obs. Aqueles que traçam paralelos entre a Física Quântica e Espiritismo prestam um grande desserviço a Doutrina Espírita. Leia a matéria na integra (faça o download em PDF).